sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Unidade 4 Atividade: 3 – Conceito de Currículo e o Processo de Integração da tecnologia ao currículo

Curso tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as tic
Unidade 4: currículo, projetos e tecnologia.
Cursista: Silvone  Maria dos Santos Araujo Terra
Atividade 3: Conceito de Currículo e o Processo de Integração de Tecnologias ao Currículo
 Unidade Escolar: Colégio Estadual Raimundo  Alencar Leão
Tutora: Deusiram de Sousa Barros Silva
Turma: B
Data: 15/09/2010


Conceito de Currículo e o Processo de Integração de Tecnologias ao Currículo

O termo currículo provém da palavra latina currere, que se refere a carreira, um percurso que deve ser realizado Neste contexto, a escolaridade, via conteúdos expressos no currículo, é o meio pelo qual o aluno se apropria dos conteúdos significativos, de forma progressiva, galgando degraus rumo à completa escolarização." As tecnologias podem enriquecer ambientes de aprendizagem, como o computador, onde o aluno, interagindo com objetos desse ambiente, pode construir seu conhecimento, aprendendo através do computador, desenvolvendo o raciocínio ou resolvendo situações problemas. Utilizando Internet pode facilitar e incentivar a realização de pesquisas, além de possibilitar a construção de sua própria página, articulando diferentes linguagens e organização lógica e espacial.
É fundamental " a integração entre tecnologias e currículo que se estabelece numa ótica de transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa, de formação de cidadãos e de vivência democrática, ampliado pela presença das tecnologias.
Para tanto é necessário um projeto pedagógico flexível e aberto para desenvolver propostas curriculares, metodologias e estratégias,  com o auxílio das tecnologias, integrando, explorando e produzindo novos conhecimentos de forma colaborativa, buscando aprimorar habilidades e competências, desenvolvidas através de ações, reflexão de conceitos para a resolução de problemas.
O trabalho com projetos em parceria de professor e aluno, baseia-se nas experiências do aluno, prevendo aspectos diferentes que podem surgir por meio de comparações, reflexões, tornando certeza e dúvidas e vice-versa, possibilita ao aluno resignificar seus conhecimentos. Portanto tecnologia abarca as dimensões pedagógicas, sócio-históricas, cognitivas e afetivas e considera a importância de integrar diferentes tecnologias das mais convencionais ao currículo escolar tendo como base os projetos de aprendizagem.



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