sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Unidade 4 atividade 2B - Plano de Aula Reelaborado

Curso: Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade em grupo: 2B – Plano de Aula Reelaborado
Cursistas: Silvone Maria dos Santos Araujo Terra e Maria Lúcia de Souza
Unidade Escolar: Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão
Data: 15/09/2010

COLÉGIO ESTADUAL RAIMUNDO ALENCAR LEÃO

Modalidade/ Nível de Ensino: Ensino Fundamental do 6° ao 9° ano.

Componente Curricular Língua Portuguesa, Análise Lingüística

Tema: O Poder da Leitura na Construção do Conhecimento

Processo de leitura, Língua escrita: Prática de Produção de escrita de textos Variação lingüística.

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Construir o hábito da leitura utilizando-se do espaço da biblioteca e outros mecanismos de acesso, tais como: jornais, revistas e as mídias.

• Realizar a leitura de diferentes gêneros (conto, crônica, fábula, lenda, parábola, poema, prosa, entre outros) a partir de diversos suportes literários (jornais, revistas, livros, livretos, Internet);

• Utilizar o laboratório de Informática como meio de acesso a leitura e a pesquisa.

• Vivenciar situações de leitura compartilhada, realizando o estudo de vocabulários presentes nas histórias lidas;

• Conhecer diferentes obras literárias e a bibliografia de seus respectivos autores.

Duração das atividades
Em andamento: Início agosto e término dezembro de 2010 dois encontros mensais de 2h cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
• Domínio da leitura e escrita.
• O uso sistemático das tecnologias disponíveis (jogos, televisão, computador, projetor multimídia, laboratório de informática, etc)
• Exploração dos diferentes meios de leitura tanto do acervo da biblioteca da escola quanto do laboratório de informática.

Estratégias e recursos da aula
As atividades serão desenvolvidas com a utilização de:
Laboratório de informática - Computadores e internet
Softwares e jogos educativos
Aulas dialogadas e interativas

1ª Etapa:

• Apresentação do projeto a comunidade escolar
• Realização frequente da leitura de diferentes histórias aos alunos
• Acesso aos diferentes meios de leitura explorando o acervo da biblioteca da escola e do laboratório de informática (biblioteca virtual).

2ª Etapa:

• Socialização sobre as impressões das histórias lidas na internet
Apreciação e leitura dos livros em diferentes momentos da rotina de sala e vídeos
• Exposição de preferências pessoais com o intuito de ampliar a possibilidade de os alunos avaliarem as histórias.
• Apresentação elaborada no aplicativo impresso para a comunidade escolar os resultados das produções desenvolvidas durante a execução do projeto.

Recursos Complementares

www.atividadeseducativas.com.br
www.releituras.com/biografias.asp
www.culturabrasil.org/biografias.htm
www.cpv.com.br/cpv_vestibulandos/.../obrasliterarias.asp
www.educacional.com.br/.../contosdefadas/contos.html
www.ebooksbrasil.org/eLibris/fabulas.html
Digitar no Google: vídeos de fábulas/ contos/ .... - youtube.com
Referencias:
SILVEIRA, R. Ela ensina com amor e carinho, mas toda FERREIRA, Maria Cristina Leandro. Nas trilhas do discurso propósito de leitura, sentido e interpretação. In: ORLANDI, Eni Pucinelli (org.). A Leitura e os Leitores. Campinas: Pontes, 1998.
SILVEIRA, R. Ela ensina com amor e carinho, mas toda enfezada, danada da vida. In: Cultura, mídia e educação: Educação e Realidade, Rio Grande do Sul: v.22, n.2, jul/dez 1997
BRASÍLIA. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). Brasília: MEC/SEF, 1998.

Avaliação
O processo de avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades observando:

• O manuseio dos programas e softwares educativos.

• A produção e reprodução das leituras realizadas.

• A pesquisa na internet

• Capacidade de digitar um texto no Microsoft Word;

• Capacidade de formatar um texto, segundo as características necessárias; criar pasta, e salvar documentos.

• Capacidade criar slides e exibir apresentação

Nenhum comentário:

Postar um comentário