sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Unidade 4 atividade 2A - SOCIALIZANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETO

CURSO: Tecnologia na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC
CURSISTA: Silvone Maria dos Santos Araujo Terra
ESCOLA: Colégio Estadual Raimundo Alencar Leão
TUTORA: Deusiran de Sousa Barros Silva
UNIDADE IV – Currículo, Projetos e Tecnologia
ATIVIDADE: 2A - Socializando uma experiência com projeto em sala de aula


Socializando uma experiência com projeto em sala de aula.

O Projeto: “Ética e a Cidadania no Cotidiano Escolar”, tem com objetivo envolver pais, alunos e professores no cotidiano como também envolver outras parcerias como órgãos públicos para resgatar valores, relacionados à ética e a cidadania,, com o intuito de desenvolver o espírito de solidariedade e o respeito mútuo dos educando, visando a valorização da vivência em grupo. O projeto está sendo desenvolvido na Unidade Escolar durante o ano de 2010 envolvendo alunos, pais, funcionários e comunidade local. Uma vez por semana realiza o momento devocional com duração de 15 minutos com a participação de alunos, pais, professores e voluntários. Os alunos são orientados e acompanhados pelos professores fazem apresentações artísticas, leitura de textos, cantam o Hino Nacional e outros
São realizadas reuniões mensais com os alunos e as famílias (Roda de Conversa) com a participação de entidades que colaboram para a efetivação das políticas publicas que garantem os direitos dos cidadãos. No final de cada bimestre a escola está desenvolvendo palestra em parceria com funcionários da saúde, religiosos, universitários e outras pessoas da comunidade, com o objetivo de integrar e interagir os grupos e construir regras de convivência baseados nos princípios da ética, e da convivência democrática.
O projeto Ética e a Cidadania no Cotidiano Escolar procura exercer a cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas, em, beneficio e melhoria de vida e integrou-se no currículo através das ações do PPP da escola, proporcionando um trabalho interdisciplinar, envolvendo os conteúdos de Matemática, Português, História, Geografia e Ciências, e foram utilizados vários instrumentos tecnológicos como: Computador,Projetor de Mídia Impressora, Câmera Digital e outros.
A conscientização está sendo feita através de palestras, visitas, oficinas no laboratório que orientam a reutilizar objetos para que os alunos desenvolvam as suas potencialidades e adotem posturas pessoais de comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade justa, Visto que os conteúdos permeiam todas as disciplinas do currículo. Vale ressaltar que houve uma mudança de comportamento dos educandos na comunidade escolar visando assim o exercício da cidadania entre escola/ comunidade.









Nenhum comentário:

Postar um comentário