terça-feira, 8 de junho de 2010

Unidade 2 - Atividade 4 a - Plano de Alula

Curso: Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Cursista: Silvone Maria dos Santos Araujo Terra

Tutora: Deusiran de Sousa Barros Silva
Unidade 2 – Internet, hipertexto e hipermídia
Atividade 4 a – Planejando aula com internet ou hipertexto
Temática: O bicho homem
Produção de texto dissertativo/argumentativo a partir de texto poético
1. O que o aluno poderá aprender com esta aula:
• Leitura e compreensão de texto;
• Interpretação de texto;
• Produção de texto.
2. Duração das atividades
06 aulas
3. Disciplinas
Língua Portuguesa / Ciências / Biologia / Sociologia / Filosofia
Tipos discursivos: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
4. Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
- aula interativa com uso da mídia vídeo;
 utilização do laboratório de informática;


ATIVIDADE 1


Esta atividade será constituída, primeiramente, da leitura individual e silenciosa do poema:


O Bicho


Vi ontem um bicho


Na imundície do pátio


Catando comida entre os detritos.


Quando achava alguma coisa,


Não examinava nem cheirava:


Engolia com voracidade.


O bicho não era um cão,


Não era um gato,


Não era um rato.


O bicho, meu Deus, era um homem.






Manuel Bandeira


O professor proferirá a leitura do poema em voz alta, preferencialmente, circulando entre os corredores da classe de forma a chamar a atenção dos alunos para si.


Em seguida, sem abertura para comentários e discussões, o docente apresenta aos alunos o vídeo ILHA DAS FLORES (13 minutos), disponível em www.portacurtas.com.br/pop_160.asp






Ao término do vídeo, o professor deve promover um debate em sala de aula, provocando os alunos a participarem:






a) Existe relação entre o tema do poema O BICHO com o vídeo ILHA DAS FLORES?


b) Qual o tema abordado nas duas produções?


c) As produções apresentam tanto na poesia como no documentário, um lado perverso da realidade humana. Quais aspectos nas obras indicam seu caráter crítico?


d) O que despertou seu interesse foi a leitura individual do poema ou ouvi-lo declamado por outra pessoa?


c) Existe contribuição da exibição do vídeo ILHA DAS FLORES para a compreensão do tema abordado pelo poema O BICHO? Qual?






As duas últimas questões são sugeridas como mecanismo de apontamento dos caminhos que os alunos podem utilizar em seus momentos de estudo, ou seja, usar de diferentes recursos para estimular o cérebro no processamento de informações, estimulando diferentes sentidos para promover a compreensão das informações.


ATIVIDADE 2


Os alunos devem construir uma lista de palavras que acreditam que faça relação ao tema pobreza indicado no poema e vídeo abordados na atividade 1. Os alunos devem trocar entre os colegas da classe as relações construídas e a partir daí indicarem significado às palavras. Depois da atividade concluída, cada relação de palavras deverá retornar ao estudante que a criou e este deverá circular as palavras com as quais concorda totalmente com o significado atribuído pelo colega. Posteriormente, devem consultar em dicionários o significado das palavras com as quais não se sentem seguros a respeito e confirmar as demais.






ATIVIDADE 3


O objetivo desta atividade é oportunizar aos estudantes a consulta a opiniões de outros professores e profissionais da educação sobre a escrita da redação. É necessário que depois das consultas realizadas pelos alunos sobre as características de uma boa redação eles sejam instigados a sintetizá-las para a escrita de uma redação. Cada aluno deve criar uma lista de itens fundamentais, uma espécie de check list que pode guiar a realização de uma boa redação.


No laboratório de informática os alunos devem pesquisar sobre a escrita de texto. São sugestões de sites:






http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=corrigir/docs/cap6






http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=14581

Unidade 2 - Atividade 3 - Wikipédia!

Wikipédia é uma coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa. O que torna bastante prático, a reedição e futuras visitas.
Há muitas (e boas) razões para se envolver com a Wikipédia: é divertido, você vai saber mais sobre o mundo, é educacional, é social, é interativo e colaborativo, é interessante, você vai poder desenvolver, corrigir e editar o texto produzido por outras pessoas sem barreiras ou permissões, descobrindo o quanto interessante é compartilhar seu conhecimento com outras pessoas, sabendo que instantaneamente elas podem reagir e editar o que você escreveu
A Wikipédia é uma Biblioteca,todos desejamos, de modo geral, um mundo melhor e que a informação da Wikipédia chegue aos lugares mais pobres e menos desenvolvidos de forma que as pessoas possam construir um mundo melhor ao seu redor.

Unidade 2 - Atividade 1 - O que é hipertexto?

Curso: Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Cursista: Silvone Maria dos Santos Araujo Terra
Tutora: Deusiran de Sousa Barros Silva
Unidade 2 – Navegando em hipertexto sobre hipertexto
Atividade 1 a – O que é hipertexto?

Hipertexto

Hipertexto é uma forma de organização do material informacional, em ambiente digital, e não um modo de aproximação do seu leitor ou um modo de leitura. Polêmico e mal compreendido desde a sua formulação, o hipertexto é motivo de discussões até nossos dias, seja em sua definição, seja na utilização do termo.

O hipertexto ainda é mal compreendido em referência a estrutura de informação codificada,não necessariamente pela linguagem verbal, e ainda na ênfase no uso do conceito de não-linearidade como sinônimo de descontinuidade, fator intrínseco aos meios digitais
Desde então não foram poucos os estudos e aplicações que o termo ganhou quando se faz referência a textos apresentados não-linearmente,especialmente no ambiente digital. Entretanto, alguns desses estudos abriram a concepção de hipertexto para além de seu uso original, deslocando-o do suporte eletrônico e de sua característica principal de estrutura de informações.
O hipertexto, hipermídia ou multimídia interativo levam adiante, portanto, um
processo já antigo de artificialização da leitura. Se ler consiste em selecionar,
em esquematizar, em construir uma rede de remissões internas ao texto, em associar outros dados, em integrar as palavras e as imagens a uma memória pessoal em reconstrução permanente, então os dispositivos hipertextuais constituem de fato uma espécie de objetivação, de exteriorização,de virtualização dos processos de leitura
Dessa forma a exclusividade do hipertexto no ambiente eletrônico fundamenta-se justamente na sua condição de estrutura digital. Nessa estrutura, toda apresentação textual (pictográfica ou verbal) se dá de modo reticular, pontual e não mais contínuo.

Por isso defendemos que o conceito de hipertexto, no seu contexto especificamente digital onde todas as suas características podem ser apresentadas como foram imaginadas. Ainda que sob o risco de que tal defesa se enquadre numa tentativa de nominalismo, pensamos que sua restrição à proposta original de seu autor tem mais a contribuir do que a universalização do termo.

unidade1 atividade 3 conhecendo as Tecnologias da Escola

Unidade I atividade 2- Forum Educação e Tecnologia

Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: I
Atividade: 03
Cursista: Silvone Maria dos Santos Araújo Terra
Data: 23/04/201
Segundo a fala do Professor Dr. Ladislau Dowbor o momento atual tem indicado uma série de mudanças nas esferas social, econômica, política e cultural. Uma das causas dessas mudanças está relacionada ao rápido desenvolvimento tecnológico, provocado pela evolução das áreas da comunicação e da informática. A prática pedagógica das relações entre a tecnologia, e o desenvolvimento conceitual, no processo ensino aprendizagem passa a influenciar na formação de professores; diversificando os caminhos na busca da eficiência para garantir seu espaço no campo profissional de atuação e nele avançar.